UncategorizedComo um problema no produto transformou a identidade de marca Be.Hive

Maio 18, 2017by lincon2
https://behivemead.com/wp-content/uploads/2017/05/1597690067029.jpg

O ano é 2017. Eu e João Vitor, meu primo e sócio, iniciávamos os primeiros envases de Be.Hive, ainda sem os #rótulos que tempos hoje, mas já fazendo uso de nossa #garrafa clássica.

No momento do #envase, percebemos que a rolha saltava da garrafa, dada a #carbonatação. A ideia era fixá-la de modo a evitar que a bebida ficasse sem gás, um dos #diferenciais do nosso #hidromel.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em uma garrafa de #champagne, a rolha não só entra muito comprimida por um arrolhador, como é feito o uso de gaiola para garantir que permaneça firme. O que não era o caso da #embalagem no #estilo licor que nos propomos a usar.

Uma rolha cabeça de madeira e base sintética traria #requinte para nossa marca, mas inviabilizava a carbonatação que traria #equilíbrio e jovialidade a bebida. A ideia era criar algo que garantisse a rolha no local, mas que não depreciasse toda a proposta #conceito pensada para a Be.Hive.

Meu primo, Diretor de #Produto, cogitou então que fizéssemos os primeiros rótulos sem carbonatação, já que a garrafa não era própria para este fim, mas estava frustrado com o quanto perderíamos em experiência do #cliente. Foi aí que entrei em um modo de pensar #positivo, do qual não existia impossível, e “cismei” que acharia a #solução muito em breve. O que não deixava de ser #autossugestão, muito sem saber o que eu estava fazendo na hora.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Comecei a pesquisar no #YouTube como fechar garrafas. Sem sucesso. Vídeos com muitos views. Sem sucesso. Fechando garrafas de champagne. Sem #sucesso. Não conseguíamos resolver o problema e tínhamos apenas mais dois dias para finalizar o #envase. A bebida sairia sem carbonatação. Mas eu continuava cismado, #resiliente, assistindo a todos os vídeos, agora inclusive, os com pouquíssimas curtidas, caseiros, totalmente informais.

Até que achei um vídeo de um senhor com um barbante. “Um senhor tem #experiência, vai me dar uma #ideia boa”, lembro de pensar assim. E estava lá. Parecia um número de mágica, uma dança das mãos que enrolavam um barbante e fundamentava nossa #solução.

Mostrei ao meu primo, que achou ótimo, mas me perguntou como colocaríamos um barbante na #garrafa sem ficar feio. Minha resposta imediata, um tanto intuitiva, um tanto pela soma de repertórios de experiência, foi: Sisal. Lembro de algumas pessoas perguntarem o que era sisal. Disse ser um fio feito de planta, que daria um ar #rústico para a garrafa, passando também uma mensagem de #requinte para o cliente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aprendi rapidamente a fazer o nó no barbante com o senhor do vídeo, comprei o sisal envernizado para harmonizar com a embalagem e envasei a mão todas as garrafas, o que me deu diversas bolhas por conta da aspereza do material. Mas estava pronta!

A Be.Hive ganhou ainda mais #nobreza com aquele novo #visual, muito mais por #necessidade do que por #estética.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hoje, nosso #rótulo que usa o sisal, o Classic Oak, não é mais carbonatado por fins sensoriais e legais.

Mas ainda dedicamos sisal nesta #embalagem por dois fatores: Fins estéticos e diferenciação do rótulo da Love N’ Passion, que se encontra no mesmo modelo de garrafa.

Alguns ganhos de #processos podem ser percebidos na #rotina da empresa pelo uso do sisal. Ao olhar de cima para caixas que contem nossos produtos, é possível diferenciar entre um rótulo e outro (Classic Oak e Love N’ Passion), dada a presença ou não do sisal. E ainda como um último ponto, a percepção do cliente em um viés mais clean para o Love N’ Passion e mais rústica para a Classic Oak.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por todo este #aprendizado, solução de #problema e em decorrência, construção de marca, agradeço ao vídeo da Thaís de Cássia, de 16/11/2014, que ao filmar o senhor Sergio Perroni em 2012, compartilhou tal #conhecimento e ajuda a tantas pessoas desde então, vide comentários no vídeo do YouTube que hoje já tem 26 mil visualizações.

#Moral da história: Mesmo que tenha um grande problema para resolver, permaneça calmo e #resiliente. A solução está mais próxima do que se imagina.

Be.Hive,

Ser Colméia é Compartilhar Valor!

2 comments

  • 720p

    Fevereiro 16, 2021 at 3:37 pm

    Very good blog post. I certainly appreciate this website. Josephine Jude Schrader

    Reply

  • turkce

    Fevereiro 16, 2021 at 4:27 pm

    I intended to compose you one very little observation in order to thank you yet again for all the beautiful basics you have provided above. This has been certainly generous with people like you to supply extensively what numerous people could have offered for an e-book to earn some bucks for themselves, particularly since you could have tried it if you ever desired. Those suggestions additionally served as the fantastic way to fully grasp that other people have a similar zeal much like my own to know the truth many more pertaining to this matter. I know there are numerous more fun sessions ahead for many who check out your blog. Karyn Matthieu Azaria

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *